Quando falar o que os outros querem ouvir e bajular superiores rende mais promoções

Existem dois tipos de pessoas nas empresas: os “realizadores” e os “relacionadores”. O pessoal da primeira turma tem competência objetiva, sabem fazer, criar e produzir. São aqueles profissionais que fazem acontecer. Já a outra turma, dos relacionadores, tem competência subjetiva ou política, enfatizando a arte da adulação, do conhecer e ser conhecido, criar redes de contato e agradar aos outros.

Ambas as competências são importantes. Um profissional da área de vendas, por exemplo, precisa desenvolver um misto destas duas competências. No entanto, o que tem chamado a minha atenção é a enorme quantidade de pessoas que conquistam a ascensão profissional exclusivamente por mérito da capacidade política e relacional. Isso significa que, nesses casos, falar o que os outros querem ouvir e bajular superiores rende mais promoções que inovar, produzir e expressar o que decisores precisam ouvir.

Empresas que estimulam uma cultura de valorização e ascensão profissional com base unicamente em competências subjetivas correm sérios riscos de entrar em declínio, pois os “realizadores” acabam desanimados e vão em busca de novas oportunidades de trabalho. Com isso, mesmo se relacionando muito bem, a turma dos “relacionadores” em pouco tempo deixa de entregar o que promete, a qualidade dos produtos e serviços cai, as vendas e a retenção de clientes declina e os resultados financeiros são comprometidos.

Mas não são somente as empresas que perdem ao exaltar apenas uma competência. Acredito que focar apenas uma competência e ignorar a outra também é ruim para a carreira de qualquer profissional. Você pode e deve desenvolver ambas as competências, pois uma potencializa a outra. Fazendo acontecer e criando relações de qualidade você chegará mais longe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s